Língua PortuguesaMetáfora e comparaçãoFCM - CEFETMINAS 2021
COREN MG
Questão de Língua Portuguesa
Na Amazônia vivem 300 mil indígenas. Nós, da etnia munduruku, somos 13 mil, divididos em 120 aldeias. Eu tenho 16 anos, nasci e moro até hoje na Terra Indígena Sawré Muybu. Ela é o meu mundo. Temos nossas brincadeiras. Alguns gostam de se pintar, mas outros de cantar as canções que foram ensinadas por nossos pais. Tiramos tudo o que precisamos da nossa terra: pescamos e caçamos (apenas o suficiente para a nossa subsistência), além de plantarmos mandioca, banana, batata, cana-de-açúcar, cará, abacaxi, pimenta, sem destruir a floresta. A natureza é nossa mãe. Ela nos dá tudo o que precisamos e, em troca, tratamos dela com carinho. Gosto da vida que levo, mas não pretendo obrigar ninguém a viver como vivo. Com que direito, então, querem nos impor costumes e valores estranhos à nossa cultura? Os mais jovens aprendem quase tudo com os mais velhos. Assim, sabemos como nossa cultura é rica e antiga, e de nosso lugar no mundo. Nossos pais e avós contam que Karosakaybu, o Grande Ser, fez surgir de uma fenda nas cabeceiras do rio Crepori, um afluente do Tapajós, quatro casais que deram origem à humanidade: um branco, um negro, um indígena e um munduruku. Os pariwat, como chamamos os estrangeiros, foram povoar o mundo. Nossos ancestrais ficaram. Ainda estamos aqui. Não apenas sobrevivemos do que tiramos de nossa terra – cuidar dela é a própria razão de nossa existência. Nós a protegemos há mais de 4.000 anos, mas a história pariwat registra que nos encontramos pela primeira vez em 1768. Desde então fomos obrigados a acrescentar a resistência entre nossos hábitos. Sabe-se hoje que a floresta em pé ajuda a conter as mudanças climáticas. Nós mesmos já sentimos os seus efeitos: teve ano que choveu em março, em vez de novembro. Mas o desmatamento não é a única ameaça que ronda a Amazônia. E não temos mais como protegê-la sozinhos. Como qualquer cultura, a nossa assimilou novos costumes e evoluiu. Cultivamos nossas tradições, mas não paramos no tempo, não vivemos na pré-história. Os munduruku já foram caçadores de cabeça; agora, preferimos fazer cabeças. Queremos convencer todo o mundo – inclusive os cabeças-duras – da importância de preservar a floresta e os seus rios. Não precisamos de ouro, mas não podemos mais nadar no Tapajós, pois ele adoeceu: suas águas estão contaminadas pelo mercúrio do garimpo ilegal. O Tapajós é o último afluente da margem direita do rio Amazonas a correr livre. Barrar um rio é matar tudo o que nele vive. Munduruku significa “formigas vermelhas”. Nos deram esse nome porque lutávamos lado a lado. Junte-se ao nosso formigueiro e nos ajude a defender a Amazônia. * Guerreira indígena da etnia munduruku. Folha de são paulo, Tendências/Debates, 16 jan. 2020, p. A3. Adaptado.
COREN - CaRgO dE NívEl MÉdIO COMPlETO - aUXIlIaR TÉCNICO dE FISCalIZaÇÃO 3
Com base na temática central do texto, a metáfora natureza/mãe (2º §) tem por objetivo demonstrar que a relação entre os munduruku e o meio ambiente está associada eXCeto à ideia de
Mais questões de Metáfora e comparação
- Vunesp 2026Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado foi empregado em sentido figurado.
- FUNDESTE 2026No trecho "O vermelho representa o amor entre um casal, mas o amarelo representa o carinho, a amizade e os laços que nos unem", a organização semântica articula recursos expressiv…
- Avança SP 2026A figura de linguagem presente na expressão destacada acima é o(a):
- Vunesp 2026Na primeira estrofe, o eu lírico compara
- Fundatec 2026Quais são as duas figuras de linguagem presentes no trecho a seguir, do conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo? “As labaredas, sob a água solitária que fervia na panela cheia…
Questão de prova oficial, com o gabarito definitivo publicado pela banca. Reproduzida para fins de estudo.



