Língua PortuguesaDiscurso direto, indireto e indireto livreCOSEAC UFF 2023
UFF
Questão de Língua Portuguesa
Texto 2 Línguas que não sabemos que sabíamos Mia Couto Num conto que nunca cheguei a publicar acontece o seguinte: uma mulher, em fase terminal de doença, pede ao marido que lhe conte uma história para apaziguar as insuportáveis dores. Mal ele inicia a narração, ela o faz parar: ̶ Não, assim não. Eu quero que me fale numa língua desconhecida. ̶ Desconhecida? – pergunta ele. ̶ Uma língua que não exista. Que eu preciso tanto de não compreender nada! O marido se interroga: como se pode saber falar uma língua que não existe? Começa por balbuciar umas palavras estranhas e sente-se ridículo como se a si mesmo desse provas da incapacidade de ser humano. Aos poucos, porém, vai ganhando mais à-vontade nesse idioma sem regra. E ele já não sabe se fala, se canta, se reza. Quando se detém, repara que a mulher está adormecida, e mora em seu rosto o mais tranquilo sorriso. Mais tarde, ela lhe confessa: aqueles murmúrios lhe trouxeram lembranças de antes de ter memória. E lhe deram o conforto desse mesmo sono que nos liga ao que havia antes de estarmos juntos. Na nossa infância, todos nós experimentamos este primeiro idioma, o idioma do caos, todos nós usufruímos do momento divino em que a nossa vida podia ser todas as vidas e o mundo ainda esperava por um destino. James Joyce chamava de “caosmologia” a esta relação com o mundo informe e caótico. Essa relação, meus amigos, é aquilo que faz mover a escrita, qualquer que seja o continente, qualquer que seja a nação, a língua ou o género literário. Eu creio que todos nós, poetas e ficcionistas, não deixamos nunca de perseguir esse caos seminal. Todos nós aspiramos regressar a essa condição em que estivemos tão fora de um idioma que todas as línguas eram nossas. Dito de outro modo, todos nós somos impossíveis tradutores de sonhos. Na verdade, os sonhos falam em nós o que nenhuma palavra sabe dizer. O nosso fito, como produtores de sonhos, é aceder a essa outra língua que não é falável, essa língua cega em que todas as coisas podem ter todos os nomes. O que a mulher doente pedia é aquilo que todos nós queremos: anular o tempo e fazer adormecer a morte. COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Desconhecida? – pergunta ele. (Linha 8) Esse trecho é exemplo de discurso
Mais questões de Discurso direto, indireto e indireto livre
- Consulplan 2026De acordo com a narrativa apresentada, pode-se compreender que:
- IGEDUC 2026As formas de inserção da fala de personagens no texto narrativo interferem na organização da enunciação e na construção do ponto de vista. A tradição gramatical reconhece modalida…
- IGEDUC 2026Assinale a alternativa que apresenta discurso indireto.
- FCC 2026Perguntou ao cocheiro: “Aonde vamos?” (2º parágrafo) Ao se transpor o trecho acima para o discurso indireto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:
- FUNATEC 2026O discurso direto livre caracteriza-se, principalmente, pela:
Questão de prova oficial, com o gabarito definitivo publicado pela banca. Reproduzida para fins de estudo.
