Língua PortuguesaEstratégias e tipos de argumentoPró-Reitoria GP CP2 2019
CP II
Questão de Língua Portuguesa
Texto II ENTREVISTA COM O REPRESENTANTE INDÍGENA MANOEL BENTO FLORES, 55 ANOS, DF: Uma coisa que eu achei muito interessante aqui na comunidade do senhor é a questão que vocês têm um posicionamento em relação à escola muito pessoal, não têm? [...] MF: Isso é longo assunto sobre a nossa convivência aqui na área. Eh, eu queria esclarecer assim, não sei como, se o nosso patriarca Mário Roberto Flores, criou aquela, aquela, uma ideia deu na cabeça dele, né? O pensamento vem da cabeça. Então, ele teve uma ideia de proibir os filhos se integrarem na sociedade branca. Ele falou assim: “Meu filhos, vocês têm que viver assim do jeito que nós estamos morando, de agricultura. Se um dia vocês vão chegar a ser pai, vocês vão ter filho, então vocês têm que passar isso pra filho de vocês, eles têm que trabalhar na agricultura.” Então, ele falava assim: “Deixa que os brancos vivam assim como eles estão, mas nós temos que manter a nossa cultura até o fim da nossa vida. Enquanto eu estou vivo, jamais eu vou abrir a mão pra construir uma escola.” Essa ordem que ele deixava pra nós, um conselho. Eu, o filho do patriarca Mário Roberto Flores, meu nome Manoel Bento Flores, então eu fui mais atentado, eu falava pra meu pai: “Papai, por que assim? Seu pensamento tá muito errado. Nós vamos viver até dez anos, quinze anos pra lá, vai chegar a sociedade branca, então não tem como, não vai ter como a gente se entender com ele, e nós falamos taurepang e eles falam português. E aí como é que vai ficar?” Aí ele falava pra mim assim: “Meu filho, eu sei falar um pouco de português, então eu mesmo, eu vou levar alguns produtos, eu mesmo compro, eu mesmo trago pra cá. Agora vão trabalhando. Não pensa em estudar.” Então, com essa proposta, os filhos mais velhos tomaram essa ideia do pai. Então, eles, meus irmãos não aceitam a escola. Então, a família que vocês estão vendo aqui, as crianças não sabem falar português, ficam surdo ou mudo quando a senhora fala: “Eu quero tomar água.” Então, algumas meninas ficam perdidas, ficam pegando aquilo que a senhora não tá pedindo, água, mas é assim. Assim nós estamos vivendo aqui. Mas meu pensamento é diferente. A proposta do patriarca Mário Roberto Flores é essa, não se integrar com a sociedade branca. Então, pra gente estudar foi difícil, foi muito difícil, pra mim foi difícil, porque ele comprou o livro como esse, ele me deu: “Meu filho, estuda.” Agora quem é que vai ensinar? Eu andava com o livro na mão só pra dizer que eu tava estudando, em casa mesmo. Mas eu me interessei muito pra saber o que o mundo oferece, o que o mundo traz, então eu me interessei muito. Eu andava com livro e lápis, e depois, eu estou esclarecendo isso, o que é que aconteceu comigo. Isso aconteceu comigo. [...] Eu pegava o livro, olhava: “Agora quem é que vai me ensinar?” O irmão mais velho saiu pra outra vila longe, o irmão mais velho; e outro filho não sabia ler; outro filho não sabia ler; outra irmã, que é a nossa irmã, não sabia ler; outra irmã não sabia ler: “Agora quem é que vai ensinar?” Mas eu acho que com a ajuda de Deus eu consegui descobrir o que tava escrito. Isso caiu na minha cabeça, eu fui começar a ler. Aí eu perguntava dele, do meu pai: “Papai, é assim?” “É assim.” Mas ele não ensinava. Só mostrava: “Isso aqui fala.” Então, pra não chegar ler assim, a escrever um pouco, assinar o nome foi muito difícil, é difícil, é difícil! [...] Se torna problemático pra nós. Agora, pra outro aldeamento, é mais fácil, porque tem professor, tem professora. DF: E eles mesmos conseguem se defender... MF: É, eles sabem. Mas nós aqui, nós estamos dentro do aprisco, ninguém pode nem abrir a mão. Então, a gente anda, a gente se arrasta pra alcançar a estudar, e ler, e escrever, porque hoje a gente vê a lei do país chegando até as comunidades. A lei do país chega na comunidade através do Ibama, através da Funai, que representa as comunidades indígenas. A lei do país chega através da Polícia Federal, a lei do país vem através da Polícia Militar, todas as autoridades. Eles trazem a lei que ninguém conhece. Então, pra gente responder se torna difícil. É por isso que me interesso muito a estudar. Por isso. Se nós vivemos assim que nem nós vivemos aqui, sem estrada, sem transporte, sem avião, assim fora da sociedade branca, tudo bem, pra mim não me interessa estudar. Eu mato caça, eu pesco, eu estou comendo, lavrando a terra, trabalhando, mas assim como nós estamos aqui, no meio de uma tempestade: prende indígena, intima indígena, prende o índio pra ali. Então, a gente se encontra muito pobre. FIOROTTI, Devair Antônio. Panton pia’: registro na Terra Indígena São Marcos. Boa Vista: UERR; Wei, 2019. V. I, p. 73-76.
A defesa do ponto de vista do entrevistado é reforçada, ao longo do texto, por meio de diferentes estratégias linguísticas. Assinale a alternativa em que a estratégia usada está corretamente descrita em relação ao fragmento de texto.
Mais questões de Estratégias e tipos de argumento
- Instituto IACP 2026Considere a seguinte passagem do Texto: "De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 92% das mortes maternas no Brasil ocorrem por causas evitáveis." (linhas 7 a 9) O trecho des…
- Grupo Talent 2026No tratamento da dicotomia “certo vs. errado”, o texto mobiliza simultaneamente as estratégias de:
- Legalle 2026Ao introduzir o texto com o artigo 25o da DUDH e, posteriormente, citar integralmente o artigo 196 da Constituição brasileira, qual é a estratégia argumentativa predominante?
- Legalle 2026Com base na análise das ideias e estrateglas argumentativas apresentadas no texto, analise as assertivas: I. A menção às crises recentes contribui para reforçar a ideia de resiliê…
- FGV 2026Fiscalizar para punir ou fiscalizar para aprimorar? Essa distinção, aparentemente sutil, marca uma virada importante na forma como o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TC…
Questão de prova oficial, com o gabarito definitivo publicado pela banca. Reproduzida para fins de estudo.
