FUB 25

Prova Cebraspe

FUB 25 2025

Conhecimentos Específicos – Cargo 5: CONTADOR

69 de 70 itens disponíveis no banco (os demais ainda estão sendo classificados). Toque num item para responder e ver o gabarito oficial.

  1. 51ContabilidadeO aumento do capital social com a incorporação de reservas de capital é um fato misto, pois modifica a substância do patrimônio líquido.
  2. 52ContabilidadeCaso uma indústria adquira um lote de matérias primas para ser empregado em sua produção do mês e o fornecedor conceda 30 dias de prazo para o pagamento, cobrando 2% de encargos por essa comodidade,…
  3. 53ContabilidadeTodo ato ou fato administrativo deve ser registrado contabilmente, devido ao seu impacto no patrimônio da entidade.
  4. 54ContabilidadePara que um fato ou ato administrativo produza impacto meramente permutativo no patrimônio da entidade contábil, ele deve produzir modificação apenas qualitativa no patrimônio.
  5. 55ContabilidadeCompõem um lançamento contábil: a data do registro contábil; as contas devedoras e credoras; o histórico que represente a essência econômica da transação; e o valor do registro contábil.
  6. 56ContabilidadePessoas jurídicas optantes do simples nacional bem como entidades imunes e isentas estão dispensadas da realização da escrituração contábil digital (ECD).
  7. 57ContabilidadeO plano de contas de uma entidade é composto completamente pelo rol de contas que podem ser utilizadas, segregadas em devedoras ou credoras, patrimoniais ou de resultado.
  8. 58ContabilidadeSão elementos essenciais em um balancete de verificação: a data em que é levantado; a identificação de cada conta envolvida; e o saldo, devedor ou credor, das contas.
  9. 59ContabilidadeO custo histórico de um ativo no momento de sua aquisição pode divergir do valor justo desse ativo.
  10. 61ContabilidadeUm direito resultado de eventos passados e cuja existência seja confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade ainda que seja…
  11. 62ContabilidadeA demonstração de resultado de exercício deve apresentar, de forma segregada, o resultado atribuível a controladores e a não controladores.
  12. 63ContabilidadeA propriedade legal de um item patrimonial pela entidade é condição para que esse item possa ser registrado no grupo patrimonial ativo.
  13. 64Direito Processual CivilAs notas explicativas devem ser apresentadas, tanto quanto possível, de forma sistemática, devendo cada item das demonstrações contábeis fazer referência à nota explicativa que contemple as informaçõ…
  14. 65ContabilidadeNa demonstração dos fluxos de caixa das entidades que não são instituições financeiras, os juros pagos durante o período coberto pela demonstração podem ser classificados como fluxos de caixa das ati…
  15. 66ContabilidadeAs transferências de recursos excedentes do caixa para aplicação em ativos de liquidez imediata sujeitos a um risco insignificante de mudança de valor devem ser evidenciadas na demonstração dos fluxo…
  16. 67Direito Processual CivilO resultado de equivalência patrimonial é um exemplo de valor adicionado recebido em transferência, que evidencia, na demonstração do valor adicionado, as contribuições positivas ou negativas de terc…
  17. 68ContabilidadeOs resultados obtidos pela controladora em consequência da venda de um terreno para uma de suas controladas, que mantém o referido terreno sob o seu controle, devem ser eliminados das demonstrações c…
  18. 69ContabilidadeUm dos fundamentos da consolidação das demonstrações contábeis é que as políticas contábeis adotadas pela controladora e por suas controladas na elaboração de suas demonstrações contábeis individuais…
  19. 70ContabilidadeO custo padrão corrente é uma medida de planejamento e controle de custos que abrange as ineficiências atuais da empresa, não se admitindo a exclusão daquelas que possam, de fato, ser sanadas no próx…
  20. 71ContabilidadeNas demonstrações elaboradas com base no custeio variável, os custos fixos são apresentados como se fossem despesas do período, e o lucro obtido tende a acompanhar a direção das vendas.
  21. 72ContabilidadeNo momento em que uma empresa industrial adquire matéria-prima para utilização futura no processo produtivo, ela incorre em uma espécie de gasto que se enquadra no conceito de custo.
  22. 73ContabilidadeEncargos sociais, férias e décimo terceiro salário são exemplos de itens que devem compor o cálculo da taxa de mão de obra direta, diferentemente dos custos de transporte e alimentação, que geralment…
  23. 74ContabilidadeO valor do custo fixo unitário de um produto deve permanecer constante ainda que a quantidade de unidades fabricadas desse produto diminua.
  24. 75ContabilidadeA condição para que os direitos decorrentes das vendas realizadas por uma companhia às suas sociedades controladas sejam classificados no ativo realizável a longo prazo, independentemente do prazo ac…
  25. 76ContabilidadeO valor justo é o critério de avaliação aplicável aos direitos decorrentes da aplicação de recursos em instrumentos financeiros destinados à negociação ou disponíveis para venda, sendo vedado ao dete…
  26. 77ContabilidadeCaso a receita orçamentária seja registrada antes da ocorrência do fato gerador, o registro da variação patrimonial aumentativa (VPA) deve ocorrer concomitantemente com a sua arrecadação.
  27. 78ContabilidadeAinda que o décimo terceiro salário seja pago apenas no final do ano, uma variação patrimonial diminutiva (VPD) do referido salário deve ser reconhecida mensalmente a cada mês trabalhado.
  28. 79ContabilidadeOs gastos incorridos na transferência de um ativo intangível não devem ser incluídos no seu valor contábil.
  29. 80ContabilidadeO montante do valor depreciável de um edifício em construção deve ser ajustado caso haja aumento do valor do terreno no qual esse mesmo edifício esteja sendo construído.
  30. 81ContabilidadeCaso o ativo imobilizado adquirido por meio de permuta não seja mensurável ao valor justo, seu custo é determinado pelo valor contábil do ativo cedido.
  31. 82ContabilidadePara o registro contábil do controle da disponibilidade de recursos recebidos, deve ser lançado um débito na classe 1, referente ao ativo, e um crédito na classe 8, referente aos controles credores,…
  32. 83ContabilidadeNo registro contábil de um crédito tributário a receber, deve ser lançado um débito na classe 1, referente ao ativo, e um crédito na classe 4, referente à VPA, em contas de natureza de informação pat…
  33. 84ContabilidadeO resultado orçamentário do exercício apurado no balanço orçamentário será deficitário em $ 100 mil.
  34. 85ContabilidadeO resultado patrimonial do exercício apurado na demonstração das variações patrimoniais foi deficitário em $ 90 mil.
  35. 86ContabilidadeO resultado financeiro do exercício apurado no balanço financeiro será superavitário em $ 10 mil.
  36. 87ContabilidadeNo cancelamento de restos a pagar, como já houve prévia autorização orçamentária, deve-se alterar o atributo financeiro “P” para atributo “F”.
  37. 88ContabilidadeO reconhecimento da obrigação de pagamento das despesas com exercícios anteriores deve ser realizado pela autoridade competente para empenhar a despesa.
  38. 89ContabilidadePara que uma obrigação de pagamento das despesas com exercícios anteriores seja reconhecida pela autoridade competente, é necessário que se tenha a importância exata a pagar.
  39. 90ContabilidadeA indenização de terceiros por ativos imobilizados que tenham sofrido redução ao valor recuperável, extravio ou abandono deve ser reconhecida diretamente no patrimônio líquido.
  40. 91ContabilidadeO custo fixo distribuído por unidade produzida não pode ser aumentado em razão de um volume baixo de produção ou de ociosidade, devendo ser calculado com base na capacidade normal da unidade produtiv…
  41. 92ContabilidadeA melhor estimativa do valor a ser reconhecido como provisão deve corresponder ao valor máximo que a entidade poderia vir a desembolsar, considerando os cenários mais pessimistas possíveis, ainda que…
  42. 93ContabilidadeO fornecimento de dados a respeito da valorização patrimonial da entidade, com ênfase na maximização de resultados, a fim de atrair investimentos e melhorar a reputação da gestão, é objetivo da infor…
  43. 94ContabilidadeAs informações financeiras e não financeiras são consideradas relevantes se puderem influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da informação contábil, desde que esta tenha valor confi…
  44. 95ContabilidadeO objetivo da NBC TSP que aborda a elaboração de demonstrações contábeis separadas é estabelecer o regramento da contabilização e da divulgação dos investimentos em controladas, em joint ventures e e…
  45. 96EstatísticaO reconhecimento de um ativo intangível no setor público depende da probabilidade de geração de benefícios econômicos ou de serviços públicos no futuro, bem como da possibilidade de mensuração confiá…
  46. 97ContabilidadeSe o valor justo líquido de despesas de venda ou o valor em uso de um ativo gerador de caixa for superior ao seu valor contábil, será necessário calcular apenas um daqueles dois valores, para fins de…
  47. 98ContabilidadeO valor justo líquido de despesas de venda de um ativo não gerador de caixa é o preço de venda em transação sem favorecimentos, ajustes ou despesas adicionais relativas à alienação do ativo.
  48. 99ContabilidadeGanhos com reavaliação de ativos imobilizados e remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda devem ser sempre classificados como receitas no resultado do exercício.
  49. 100ContabilidadeTransações de investimento e financiamento que não envolvam movimentação de caixa ou equivalentes devem ser incluídas na demonstração dos fluxos de caixa e divulgadas nas notas explicativas.
  50. 101ContabilidadeEm observância ao princípio da anualidade e da rigidez legal, que rege as regras orçamentárias, os orçamentos plurianuais adotados por entidades do setor público não admitem a transferência, de um ex…
  51. 102ContabilidadeNos casos de cálculo de inadimplência tributária, de obsolescência de estoques ou de vida útil de ativos depreciáveis, estimativas contábeis recorrentes são aceitáveis, devendo ser baseadas em julgam…
  52. 103Direito TributárioNo mês da retenção, o contribuinte não poderá deduzir, do valor do imposto apurado, o valor retido relativo ao IR.
  53. 104Direito TributárioQuando a administração pública federal efetuar pagamento relativo a fornecimento de bens, por meio de Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), a retenção será realizada pelo órgão ou pela entid…
  54. 105Direito TributárioOs órgãos da administração pública federal estão dispensados de reter na fonte os tributos federais no caso de pagamentos antecipados alusivos ao fornecimento de bens ou à prestação de serviços para…
  55. 106Direito TributárioNo pagamento de aluguel de imóvel efetuado a entidade aberta de previdência complementar sem fins lucrativos, não haverá retenção em relação ao IR, cabendo, entretanto, a retenção e o recolhimento da…
  56. 107Direito TributárioO valor a ser retido da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) será determinado mediante a aplicação da alíquota de 5% sobre o montante do contrato a ser pago.
  57. 108Administração Geral e PúblicaCaso haja a aquisição, no mercado interno, de livros pelos órgãos da administração pública federal, será devida a retenção do IR, da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, não cabendo, nessa situ…
  58. 109Direito TributárioNos pagamentos realizados em favor de órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações do governo federal, estadual ou municipal, deverá haver apenas a retenção da contribuição para o P…
  59. 110Direito TributárioNo caso de pagamentos com glosa de valores constantes da nota fiscal, sem emissão de nova nota fiscal, a retenção deve observar o valor final, após o desconto do valor glosado.
  60. 111Administração Geral e PúblicaNão serão retidos os valores correspondentes ao IR, à CSLL, à COFINS e à contribuição para o PIS/PASEP no caso de pagamento efetuado pela administração pública em favor de serviços sociais autônomos,…
  61. 112Administração Geral e PúblicaNão será devida a retenção do IR e da CSLL nos pagamentos efetuados pela administração pública para a aquisição de veículos destinados ao transporte escolar para a educação básica, nas redes estadual…
  62. 113Direito CivilAs autarquias e fundações públicas da administração pública federal devem mencionar, na declaração do imposto sobre a renda retido na fonte (DIRF), os valores relativos aos pagamentos efetuados a pes…
  63. 114Direito CivilO declarante que tiver retido valor de contribuições a maior de seus beneficiários em determinado mês e que compensar a parcela excedente nos meses subsequentes, deverá, no âmbito da declaração do im…
  64. 115Direito CivilNo caso de microempreendedor individual, é obrigatório que a assinatura da declaração de débitos e créditos tributários federais (DCTFWeb) seja realizada em formato digital mediante uso de certificad…
  65. 116Direito CivilA UnB, considerada a sua condição de ente imune, está dispensada de apresentar a declaração de débitos e créditos tributários federais (DCTFWeb).
  66. 117Direito TributárioO ISS não incide sobre a locação de bens móveis, assim como não incide sobre o principal, os juros e os acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.
  67. 118Direito TributárioComo regra geral, o ISS é devido no município em que esteja situado o estabelecimento do prestador do serviço, regra essa que é excepcionada no caso de serviço de acompanhamento e fiscalização da exe…
  68. 119Direito TributárioA base de cálculo do ISS é o valor do serviço e, atualmente, a legislação estabelece apenas o patamar da alíquota máxima, que, no caso, corresponde a 5%, não havendo patamar mínimo do imposto.
  69. 120Direito TributárioConsidere que determinada legislação distrital tenha atribuído a responsabilidade pelo recolhimento do ISS a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabi…