Questões de Contabilidade · Copeve/UFAL

ContabilidadeOutros temasCopeve/UFAL 2026

Concurso IFAL Magistério EBTT

Questão de Contabilidade

NS – 5. CONTABILIDADE 20 QUESTÃO 46 Uma sociedade empresarial tributada pelo lucro real apresentou, ao fim do exercício, as seguintes informações: • o lucro contábil antes do IRPJ e da CSLL foi de R$ 800.000,00. • na apuração fiscal, foram identificadas as seguintes diferenças entre a contabilidade e a legislação tributária: - multas fiscais não dedutíveis reconhecidas como despesas no valor de R$ 40.000,00; - depreciação contábil superior à fiscal em R$ 60.000,00 (diferença temporária dedutível futura); - provisão para contingência trabalhista reconhecida contabilmente no valor de R$ 100.000,00, dedutível apenas quando paga; - receita de equivalência patrimonial reconhecida contabilmente no valor de R$ 50.000,00 (não tributável); • alíquotas aplicáveis: - IRPJ: 25% - CSLL: 9% Considere que não existem saldos anteriores de tributos diferidos. De acordo com a CPC 32 – Tributos sobre o Lucro, qual o valor total da despesa tributária reconhecida no resultado do período? A) R$ 214.200,00 B) R$ 218.000,00 C) R$ 231.600,00 D) R$ 268.600,00 E) R$ 272.000,00 À luz do Código de Ética Profissional do Contador, dadas as afirmativas, I. O contador deve guardar sigilo sobre informações obtidas no exercício profissional, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes. II. O profissional da contabilidade deve renunciar às funções que exerce quando se evidenciar falta de confiança por parte do cliente ou do empregador, notificando-os por escrito. III. É vedado ao contador desenvolver ações publicitárias que façam comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros profissionais. verifica-se que está/ão correta/s

Sua resposta

Mais questões de Outros temas

Questão de prova oficial, com o gabarito definitivo publicado pela banca. Reproduzida para fins de estudo.