FUB 25

Prova Cebraspe

FUB 25 2025

Conhecimentos Específicos – Cargo 19: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

70 de 70 itens disponíveis no banco (os demais ainda estão sendo classificados). Toque num item para responder e ver o gabarito oficial.

  1. 51ContabilidadeA contabilidade contempla inúmeras técnicas, exceto as demonstrações que apresentam dados extraídos dos registros contábeis.
  2. 52ContabilidadeA contabilidade exclui o estudo do patrimônio em seu aspecto qualitativo.
  3. 53ContabilidadeO objeto da contabilidade é o patrimônio da entidade.
  4. 54ContabilidadeSão objetivos da contabilidade o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações.
  5. 55ContabilidadeAs entidades com fins sociais, também denominadas instituições, estão fora do campo de aplicação da contabilidade.
  6. 56ContabilidadeA equação A = P + SL representa corretamente a situação em que o ativo é maior que o passivo.
  7. 57ContabilidadeA situação total corresponde à diferença entre o ativo e o passivo.
  8. 58ContabilidadePara que o gráfico em T reflita a situação econômica e financeira das entidades, o total do lado do ativo deve ser igual ao total do lado do passivo.
  9. 59Direito CivilO patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações, avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa.
  10. 60ContabilidadeO balanço patrimonial representado a seguir indica que as atividades comerciais da entidade se iniciaram com um capital integralizado em imóveis. ⁤󠀸󠀲󠁢󠁤󠀵󠀸󠀲󠁦󠀭󠁣󠀰󠀴󠀵󠀭󠀴󠁦󠀷󠀰󠀭󠁡󠀰󠀱󠀳󠀭󠁢󠀷…
  11. 61ContabilidadeNa representação a seguir, bens e direitos estão equivocadamente posicionados no lado do ativo. ⁤󠀸󠀲󠁢󠁤󠀵󠀸󠀲󠁦󠀭󠁣󠀰󠀴󠀵󠀭󠀴󠁦󠀷󠀰󠀭󠁡󠀰󠀱󠀳󠀭󠁢󠀷󠁥󠀷󠀰󠁢󠀹󠀰󠁣󠀳󠀵󠁤󠀯󠀱󠀭󠀳󠀭󠀱󠀲󠀶󠀵󠁡󠁣󠀳󠁥󠁼󠀱…
  12. 62ContabilidadeAs retenções a pagar decorrentes dos salários dos empregados nas folhas de pagamentos são fatos permutativos entre elementos passivos.
  13. 63ContabilidadeOs fatos administrativos mistos são escriturados por meio de lançamento de primeira fórmula.
  14. 64ContabilidadeAs vendas à vista são fatos permutativos entre elementos passivos.
  15. 65ContabilidadeOs fatos administrativos qualitativos provocam modificações no patrimônio líquido.
  16. 66ContabilidadeAs compras a prazo são fatos permutativos entre elementos ativos e passivos.
  17. 67ContabilidadeOs fatos administrativos mistos envolvem, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um modificativo.
  18. 68ContabilidadeO referido regime é aplicável somente a empresas de grande porte, não se aplicando às pequenas e médias empresas.
  19. 69ContabilidadeO regime de competência proporciona uma visão fiel da situação patrimonial e do desempenho econômico da organização.
  20. 70ContabilidadeNo regime de competência, o registro das receitas depende do recebimento ser realizado em dinheiro.
  21. 71ContabilidadeO regime de competência permite o reconhecimento das despesas no momento em que ocorrem, independentemente do fluxo de caixa.
  22. 72ContabilidadeDe acordo com o regime de competência, as receitas devem ser reconhecidas apenas no momento do recebimento.
  23. 73ContabilidadePelo MEP, os lucros não realizados em transações entre investidora e investida devem ser eliminados na proporção da participação da investidora, a fim de se evitar dupla contagem de resultados.
  24. 74ContabilidadeO MEP é aplicável exclusivamente a coligadas, não podendo ser utilizado em controladas ou em joint ventures.
  25. 75ContabilidadeO MEP deverá ser aplicado quando a investidora detiver influência significativa sobre a investida, o que se presume normalmente quando a primeira possui entre 20% e 50% das ações da segunda com direi…
  26. 76ContabilidadeQuando a investida apura prejuízo, a investidora deve reconhecer, pelo MEP, a perda proporcional ao seu percentual de participação, reduzindo o valor contábil do investimento.
  27. 77ContabilidadeA aplicação do MEP altera o valor do investimento com base em sua valorização de mercado, refletindo os preços de mercado da investida.
  28. 78ContabilidadeAtivos contingentes devem ser divulgados em notas explicativas somente quando sua realização for remota.
  29. 79ContabilidadeUma provisão deve ser reconhecida quando houver uma obrigação presente, uma saída provável de recursos e estimativa confiável do valor.
  30. 80ContabilidadeAtivos contingentes devem ser reconhecidos no balanço assim que houver uma possibilidade razoável de ganho futuro.
  31. 81ContabilidadePassivos contingentes não devem ser reconhecidos no balanço, mas devem ser divulgados em notas explicativas quando a saída de recursos for possível.
  32. 82ContabilidadeProvisões são reconhecidas no passivo porque representam obrigações incertas quanto ao valor ou à data de ocorrência.
  33. 83Direito Processual CivilProdutos agrícolas colhidos de ativos biológicos devem ser classificados como ativos biológicos até que sejam vendidos.
  34. 84Direito Processual CivilAtivos biológicos são reconhecidos no balanço ao valor justo menos as despesas estimadas para venda.
  35. 85ContabilidadeNo balanço patrimonial, cada ativo é classificado como circulante ou não circulante, com base em sua liquidez, sendo considerados circulantes os ativos que se espera realizar até o final do exercício…
  36. 86ContabilidadeA contabilização do FGTS devido pela empresa deve ser registrada como despesa no momento da competência da folha de pagamento, independentemente da data de recolhimento do FGTS.
  37. 87ContabilidadeAs diferenças temporárias tributáveis geram ativos fiscais diferidos, pois representam valores que reduzirão a base de cálculo do imposto de renda em exercícios futuros.
  38. 88Direito TributárioNo regime cumulativo, o PIS e a COFINS são considerados despesas e não geram direito a crédito fiscal.
  39. 89Direito TributárioO imposto sobre a renda da pessoa jurídica (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) devem sempre ser registrados como despesas do exercício, independentemente de haver lucro tribut…
  40. 90Direito TributárioO ICMS sobre vendas deve ser reconhecido como despesa operacional da empresa.
  41. 91Direito TributárioO imposto sobre serviços (ISS) recolhido pelas empresas prestadoras de serviços deve ser registrado como passivo circulante somente no momento do pagamento desse imposto.
  42. 92Direito PrevidenciárioNem todas as empresas optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas do recolhimento do INSS patronal sobre a folha de pagamento.
  43. 93Direito PrevidenciárioAs contribuições ao INSS, tanto do empregado quanto do empregador, são classificadas como despesas da empresa.
  44. 94Direito PrevidenciárioAs contribuições previdenciárias patronais incidentes sobre a folha de pagamento devem ser registradas como despesa no momento da apuração da folha, ainda que o pagamento ocorra no mês seguinte.
  45. 95Direito PrevidenciárioA empresa que deixar de registrar adequadamente os encargos sociais no mês de competência ficará sujeita a autuações fiscais, mesmo que o pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo.
  46. 96ContabilidadeA conta de ajuste de avaliação patrimonial pode apresentar saldo devedor, de maneira a impactar negativamente o ativo total.
  47. 97ContabilidadeCaso uma empresa detenha um imóvel para valorização futura e não o utilize na sua operação, ele deve ser classificado no grupo de investimentos, dentro do ativo não circulante.
  48. 98ContabilidadeOs ativos devem ser avaliados pelo custo de aquisição, com ajustes para perdas, quando aplicáveis.
  49. 99ContabilidadeDe acordo com a legislação societária e os pronunciamentos contábeis vigentes, os empréstimos obtidos com vencimento superior a doze meses, mas regidos por cláusulas contratuais de vencimento antecip…
  50. 100ContabilidadeO ativo não circulante abrange empréstimos a longo prazo, bens imobilizados e investimentos permanentes.
  51. 101ContabilidadeA apresentação de outros resultados abrangentes por componente do patrimônio líquido deve ser realizada na DMPL.
  52. 102ContabilidadeA DLPA deve conter as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício.
  53. 103ContabilidadeDe acordo com o disposto na Lei n.º 6.404/1976, a apresentação da DLPA dispensa a apresentação da DMPL.
  54. 104ContabilidadeCaso a entidade tenha incorrido em mudança de estimativa ou retificação de erro, conforme previsão regulamentar, a DMPL deverá apresentar, para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da ap…
  55. 105ContabilidadeTodas as receitas e despesas que não constituam outros resultados abrangentes devem ser inseridas na DRE, salvo disposição normativa em contrário.
  56. 106ContabilidadeGanhos e perdas extraordinários devem ser apresentados em linhas próprias da DRE, evidenciado o seu resultado líquido em linha de subtotal.
  57. 107ContabilidadeGanhos ou perdas pelo desreconhecimento de ativos financeiros mensurados pelo custo amortizado devem ser apresentados em rubrica própria da DRE.
  58. 108ContabilidadeAs participações de debenturistas e de empregados devem ser evidenciadas na DRE.
  59. 109ContabilidadeJuros pagos durante um período, ainda que não incluídos como despesa na DRE, devem compor a DFC.
  60. 110ContabilidadePara fins de levantamento da DFC, devem ser considerados equivalentes de caixa todas as aplicações financeiras de prazo superior a 180 dias e com baixo risco de variação de valor.
  61. 111ContabilidadeUma vantagem da DFC elaborada pelo método direto é que o usuário da informação contábil pode identificar quanto do lucro do período efetivamente se transformou em caixa.
  62. 112ContabilidadeO método indireto de construção da DFC concilia o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações.
  63. 113ContabilidadeInsumos adquiridos de terceiros e mantidos em estoque integram a riqueza criada pela entidade.
  64. 114EconomiaA soma de todos os valores adicionados pelas entidades em determinado país é igual ao produto interno bruto (PIB) desse país.
  65. 115ContabilidadeValor adicionado é a riqueza gerada pela entidade, incluído o valor adicionado produzido por terceiro e transferido para a entidade.
  66. 116ContabilidadeDividendos, aluguéis e royalties recebidos de terceiros são valores adicionados.
  67. 117ContabilidadeA referência cruzada entre os itens das demonstrações contábeis e as respectivas notas explicativas é uma opção da gestão da entidade e do contador, podendo contribuir para uma melhor compreensão do…
  68. 118ContabilidadeAs notas explicativas são informações complementares e sua adoção é opcional, exceto para as sociedades por ações e grandes empresas.
  69. 119ContabilidadeCaso haja duas metodologias aceitas para a mensuração de determinado item patrimonial, uma nota explicativa deve ser elaborada para explicitar a metodologia adotada.
  70. 120ContabilidadeAs notas explicativas devem ser apresentadas da forma mais sistemática possível e a organização deve considerar os efeitos sobre a compreensibilidade e a comparabilidade das suas demonstrações contáb…